A história do dinheiro

Nenhum comentário



Essa é uma história, sobre dinheiro.

Dinheiro não é real. É um método de troca, uma unidade que nós trocamos por algo que realmente precisamos ou valorizamos. Ele vale algo porque concordamos que vale algo, porque nós concordamos que pode ser trocado por algo.

Mas tem algo mais poderoso acontecendo aqui. Nós não necessariamente concordamos, porque cada pessoa valoriza o dinheiro baseado em histórias que conta para si mesmo sobre isso.

Nossa conta no banco é meramente um número, bits representados em uma tela, mas é também um sinal e um sintoma. Nós contamos a nós mesmos uma história de como conseguimos aquele dinheiro, o que ele diz sobre nós, o que vamos fazer com ele e como outras pessoas nos julgam.

Nós nos contamos a história de como ele pode crescer, ou mais vividamente, como pode desaparecer ou encolher ou ser tomado de nós. E essas histórias, poderosas e não declaradas, impactam a narrativa de somente todo o resto do que fazemos.

Então sim, existe o dinheiro. Mas antes do dinheiro, existe uma história. Acontece que, se você mudar a história, o dinheiro também muda.

Tradução livre do original, autor Seth Godin

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.