Livros, Cursos, Blogs e outras publicações que influenciaram em minha vida e carreira

Nenhum comentário
Essa é uma matéria bem pessoal, onde pretendo em listar algumas coisas que influenciaram minha forma de viver, agir e pensar.

Talvez faltem alguns, talvez eu dê mérito demais pra algum ou de menos pra outro, mas assim é que somos, isso é uma história contada pelas lembranças e vai conter imperfeições, mas de alguma forma me marcaram esses eventos e olhando pra trás, vejo eles como decisivos para minha modelagem pessoal e profissional.

Também não quero dizer que, se seguir esses passos, vai chegar onde cheguei, ou vai entender o que penso, mas com certeza recomendo tudo que está a seguir.


  • Roberto Shinyashiki - acabei em uma palestra dele sem querer, a empresa que eu trabalhava patrocinou uma palestra dele e eu nem estava sabendo, também não sabia quem ele era.

    Lembro que estava em outra cidade a serviço, a empresa tinha ganhado alguns ingressos, mas um dos funcionários não pode ir. Fui convidado de última hora, saí do serviço direto pra palestra.

    Na época o tema da palestra era O Segredo dos Campeões, assisti a palestra e comprei o livro.

    Gostei tanto do formato que acabei comprando outros livros do Roberto, mas O Segredo dos Campeões e O Sucesso é ser Feliz foram os que me marcaram.
  • Empretec - esse é uma espécie de seminário, uma imersão de 7 dias (eram 10 quando eu fiz) onde aprendemos sobre comportamentos empreendedores. É baseado em um estudo feito pela ONU, onde identificaram quais as características principais dos empreendedores bem sucedidos e criaram um formato para ensinar.

    No Brasil é patrocinado pelo Sebrae, é quase de graça pelo que ensina.

    Tive a oportunidade de participar logo no início quando fundei minha empresa, arrastei meu sócio para fazer alguns meses depois, com certeza o Empretec foi responsável por várias de nossas decisões e ações e nos guiou em vários passos.
  • The Simple Dollar - numa época onde faltava conteúdo sobre finanças em língua portuguesa, esse blog me ensinou muito. O autor/criador era um americano comum, que depois de enfrentar várias dívidas a ponto de não conseguir pagar as contas do mês, fez uma reviravolta na vida e começou a escrever sobre isso.

    Foi interessante, pois acompanhei parte dessa história nos posts e o aprendizado, nesse Blog aprendi sobre:
    • Reserva de Emergência
    • Guardar para aposentadoria (como fazer a conta)
    • Viver de forma frugal e até onde vale a pena
    • Ganhar mais do que se gasta

  • Hoje em dia não é mais a mesma coisa, virou um site geral sobre finanças pessoais e para atrair tráfego, os artigos são ou complementares das lições anteriores, ou muito especializados, voltados para o mercado americano e não fazem sentido no Brasil.

    Mas ainda, se tivesse que citar um único artigo, tem um chamado "Tudo que você precisa saber sobre finanças pessoais escrito atrás de 5 cartões de visita", onde o autor fez um resumo de muitos dos conceitos e creio que vale a leitura.

    Fora isso, recomendo a Empiricus de quem falo abaixo.



  • Empiricus - se você já procurou sobre investimentos, já deve ter encontrado eles, também não gosto muito das longas cartas de vendas, existem alguns exageros no Marketing (falando de multiplicações absurdas de dinheiro), mas tirando isso, tem muita coisa boa lá dentro.

  • Não recomendo tudo, algumas estratégias são complexas, de difícil execução e existem riscos reais de perder patrimônio (ex.: Opções, Long & Short, Crypto, Long Biased, Small Caps), mas só se aprende fazendo.

    Antigamente eles tinham alguns relatórios mais básicos (Você Investidor), parece que os editores migraram para um semi-concorrente, a Inversa no relatório Investidor Completo e para o site Seu Dinheiro, onde a maioria do conteúdo é grátis.

    Creio que, para começar, é interessante dominar os conceitos, isso leva um tempo, é importante saber sobre Selic, CDB, LCI, LCA, Tesouro Direto, abrir conta em corretora, Ações: o que são e como negociar, Fundo de Reserva, FIIs, Fundos de Investimento e outras coisas mais.

    O importante é começar, talvez eu escreva um artigo sobre isso.

    Dos produtos Empiricus, recomendo a Carteira Empiricus, que de certa forma te ensina a montar o próprio fundo de investimento, com uma carteira bem balanceada entre risco e retorno. Se ficar muito caro, pode assinar o Palavra do Estrategista que dá uma pitada sobre portfólio, mas outras lições mais.

    • Scott Young - esse autor tem alguns livros e cursos pagos, mas tem muita coisa boa no Blog gratuitamente. Ele escreve muito sobre aprendizado e alta performance, o que está relacionado com disciplina, concentração e hábitos. Indiretamente, é o que me motivou a escrever esse Blog.

      Ele executou algumas coisas para aprendizado bem interessantes:

      Fez o curso de Computação no MIT em apenas 1 ano: tem uma série de artigos onde ele descreve a rotina diária, como ele ganhou tempo e como estudou para passar nas provas

      Aprendeu 4 idiomas em apenas 1 ano: ele e um amigo aprenderam 4 idiomas: Espanhol, Português do Brasil, Chinês (Mandarim) e Coreano. Ele publicou também uma série de artigos sobre a metodologia de estudo, como funcionou a imersão e vídeos com o resultado, posso dizer que o Português ficou bem interessante.

      Hoje em dia Scott escreve mais sobre Alta Performance e Carreira, também um pouco sobre Empreendorismo, posso dizer que continua adicionando valor.
    • Mark Manson - acho que o primeiro artigo que li de Mark foi "Uma Carta Aberta ao Brasil", excelente visão sobre o Brasil, mais ou menos em linha do que escrevi em Manifesto Brasil 2.0.

      Depois descobri que era autor Best Seller de livros e tinha uma lista gigante de artigos sobre lições de vida, relacionamentos, carreira, felicidade, saúde e principalmente hábitos.

      Os dois livros de Mark são:
    • F*Deu Geral: um livro sobre Esperança
      A sutil arte de ligar o F*da-se

      São livros sobre comportamento em geral.

      Vale a pena se inscrever na Newsletter dele e ler alguns artigos do histórico: 20 Best Articles.
    • James Clear - outro autor sobre criação de hábitos, também trata de diversos temas como foco, tomada de decisões, sono, motivação, comer saudável, etc.

      Jame Clear é Best Seller, autor do livro Hábitos Atômicos.

      Vale a pena se inscrever em seu Blog e ler os artigos disponíveis.
    • Lean Startup ou Startup Enxuta  de Eric Ries - eu já conhecia o conceito de Lean e já tinha lido Aprendendo a Enxergar, o manual básico sobre Lean, entre outros livros do tema. Também já conhecia o conceito de Scrum e utilizava no dia a dia em um projeto.

      Mas Lean Startup uniu tudo, passou a dar propósito nas histórias do Scrum, além de expandir a ideia para Continuous Delivery e Continuous Integration.

      Com certeza mudou minha visão sobre DevOps e diversos conceitos que aplicava em projetos, todo desenvolvedor de software, PMO, Scrum Master e afins deveriam ter uma noção de Lean e ler esse livro com a mente aberta, ele resume o que é agregar valor em Lean em ideias práticas para desenvolvimento de software.
    • Getting Real e Rework da 37 Signals, os fundadores do Basecamp - como uma Startup, eles colocaram excelentes ideias sobre criação de produtos, projetos, times remotos, evitar desperdícios, entre outras coisas.

      O primeiro é um PDF grátis pra download, o segundo é um livro, vendido na Amazon, um complementa o outro e posso dizer que também influenciaram meu modo de trabalho e planejamento.
    • Steve Jobs - discurso em Stanford - esse discurso resume esse artigo de certa forma, não seria possível fazer as coisas que faço hoje sem ter os pontos para ligar, claro que, olhando pra trás, podemos super valorizar um evento ou sub valorizar outro, mas é interessante pensar o que algumas escolhas e eventos simples fizeram mudar na vida.
    • The Last Lecture - a última palestra de um professor universitário, que tinha câncer terminal. Ele ensina várias lições de vida, sobre nosso tempo limitado na Terra e como realizar os sonhos de infância.
    Enfim, essa é uma lista simples, contém pequenos pensamentos sobre cada um.

    Claro, houveram um monte de cursos, livros e pessoas no meio do caminho, algumas coisas mais técnicas, algumas coisas mais sentimentais, mas prefiro terminar a lista aqui para não ficar infinita.

    Tentei abranger vários aspectos, desde motivacionais, finanças, empreendorismo, hábitos e lições de vida, espero que tenham gostado e possam compartilhar experiências semelhantes.

    Nenhum comentário :

    Postar um comentário