Juros 0% na compra de um carro novo? Faça as contas!
Mas acabou se tornando comum também em marcas com bastante vendas em épocas de crise, para incentivar o consumo.
Uma das pegadinhas para a compra de um carro com "juros zero" é o valor de entrada, normalmente mais de 50% do veículo, ou seja, fica menos da metade do carro para se parcelar.
Outra pegadinha é o prazo, normalmente só em 12 vezes, ou seja, parcelas altas para pagar que podem comprometer o orçamento.
Mas essas são fáceis de perceber e de escapar, ultimamente as ofertas melhoraram bastante, e as concessionárias passaram a oferecer os "juros zero" com melhores condições.
Acontece que para obter o "juros zero" a concessionária não vai deixar de receber o dinheiro, ela precisa do dinheiro para pagar a fábrica. A fábrica muito menos, ela precisa pagar os fornecedores. Aí entra uma terceira empresa, uma financeira, normalmente do mesmo grupo econômico, que paga a concessionária à vista com o valor, e recebe do cliente parcelado.
Hum... financeira é?
Pois é, e a financeira não vai fazer nada de graça, certo? O objetivo dela é obter lucro emprestando dinheiro, mesmo que a taxas muito baixas.
Então, o lucro da financeira está embutido no valor do carro. Possivelmente você não vai conseguir o desconto no valor do carro pagando a vista, e nem vai conseguir outra financeira com juros tão baixos, mas "juros zero" deveria ser proibido nas propagandas.
Mesmo que a financeira não queira ter lucro nessa atividade (por estar ligada à fábrica, por exemplo), ela tem que no mínimo recolher os impostos (IOF no caso), e normalmente embute uma taxa de abertura de crédito nas parcelas.
Como saber o que acontece? Faça as contas. Valor da Entrada mais o Valor das Parcelas multiplicado pelo Prazo.
Você vai ver que de "juros zero" não existe nada. O seu deu zero? Então o juros está embutido em algum lugar... o carro equivalente do concorrente custa quanto? Possivelmente bem menos.
Isso é ruim? Não necessariamente, possivelmente você não achará nenhuma condição financeira melhor, mas serve para refletir que "não existe lanche de graça".
Você deve deixar de comprar? Só não compre por impulso, e esteja ciente que o juros não é zero, só está subsidiado.
Normalmente, para compras assim grande, uso a regra do dia seguinte... não fecho negócio no mesmo dia, só no dia seguinte. Se a promoção não estiver lá no dia seguinte, possivelmente é para te forçar na compra por impulso e sem raciocinar, e é exatamente do que não precisamos...
---
Update 2019
Nos últimos anos, devido à crise financeira, algumas montadoras ficaram desesperadas por vendas.
Vi pessoalmente vários casos de "juros zero" de verdade, onde não tinha taxa escondida, e, ao quitar o carro, não tinha nenhum desconto como seria em uma operação financeira comum.
Quem bancou os juros zero? A montadora.
Em algumas visitas a concessionárias, algumas tinham essa condição com os juros zero de verdade, outras adicionavam o IOF, e algumas cobravam taxa de cadastro, embora pequeno.
Em uma montadora os juros zero estava condicionado à entrega do veículo antigo, com até três anos, de modelos selecionados. Embora Ok a regra, a avaliação do veículo ficou muito abaixo do mercado, enquanto o preço de venda do veículo novo era tabela cheia, o que demonstra que a margem estava nessa intermediação.
Enfim, a conclusão é a mesma, faça as contas e fique de olho se realmente é um bom negócio, pode ser que seja.
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
Nenhum comentário :
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.