Eu desliguei as notificações de SMS do meu celular... e nunca fiquei tão tranquilo...

Nenhum comentário
A alguns anos, várias empresas passaram a enviar notificações por SMS para seus clientes.

Primeiro por boas razões, para autenticar sua conta no banco, para garantir que você tem acesso ao número de celular, mas depois de um tempo, passou a virar chateação:

  • A operadora de celular passou a enviar SMSs anunciando promoções, guias de uso, falta de crédito, um monte de aborrecimento
  • A farmácia coletou meu celular pra dar descontos e agora notifica sempre que tem um desconto em uma medicação que comprei ocasionalmente, ou das fraldas, ou vitamina C
  • A varejista me envia notificação sobre o andamento do meu pedido
  • O banco passou a notificar no celular para eu tomar cuidado com golpes, ou então notifica a cada compra, cheque descontado, boleto pago
  • Algumas empresas que nunca comprei ou não tenho relacionamento a anos enviam suas promoções esporadicamente
Ou seja, o que era um canal de poucas notificações (pois é relativamente caro, comparado com e-mail por exemplo) passou a ser um canal de comunicação recorrente.

Se você ver a propaganda dessas empresas que disparam SMS em massa, o discurso é mais ou menos assim: "a maioria das pessoas lêem o SMS em poucos minutos", ou seja, é um canal com entrega garantida, leitura quase garantida.

Se estivermos falando de 50% de taxa de leitura e 5% de ação, é excelente, em e-mail marketing essa taxa normalmente é uns 2%, com taxa de ação em 1%. Em mala direta os números também são baixos, e a mala direta é mais cara do que SMS.

Como empresa faz total sentido usar SMS como canal de comunicação.

Como consumidor, é muito chato, tem umas 20 empresas querendo minha atenção toda semana.

Então, fui lá no celular e desliguei todas as notificações de SMS, inclusive o ícone que aparece indicando que tem novas mensagens.

De vez em quando eu preciso efetivamente ler um SMS, para validar o acesso a uma conta ou algo assim, aí entro, pego o código que preciso e apago as dezenas de mensagens acumuladas.

Só acumulando uma semana de SMS pra ver a quantidade de lixo que chega, quantas vezes fui interrompido em um pensamento, sono (sim, tem empresa que não tem noção e envia SMS de madrugada), trabalho importante ou conversa pelo celular, por algo que não precisava.

Enfim, sugiro que faça o mesmo, é uma pequena mudança, que melhora muito sua qualidade de vida.

Ah, a quantidade de SMS não te incomoda ainda pois as redes sociais te enviam mais notificações do que o SMS? Isso é um outro problema para sua produtividade e qualidade de vida, digno de outro post.
 


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.